5 REGRAS PARA CONTROLAR A PELE OLEOSA

5 REGRAS PARA CONTROLAR A PELE OLEOSA

Ter a pele oleosa, não é nem um pouco fácil, principalmente porque ela normalmente está ligada à espinhas e acne. O senso comum é lavar excessivas vezes a pele para tirar o óleo, mas isso e outros sensos comuns são, na maioria das vezes, mitos! A gente te ajuda a entender com 5 regrinhas fáceis para controlar a sua pele oleosa!


Regra 1: Hidratar da maneira certa

O sebo não é “inútil”, ele tem um propósito. Nosso corpo produz o sebo por uma razão específica e essa razão é para hidratar nossa pele. Quanto mais você retirar o brilho e o excesso de gordura, mais sua pele produzirá sebo em excesso, na tentativa de proteger a barreira cutânea. Então só porque sua pele é oleosa, não quer dizer que não precisa de hidratação! Mantenha sua pele sempre hidratada com cremes que sejam ideais para suas necessidades.


Regra 2: Limpe suavemente

Os produtos de limpeza de pele contém algo chamado surfactantes, que são os detergentes que se ligam à oleosidade da pele e os dissolvem na água quando você lava o rosto, permitindo que a pele fique limpa. A desvantagem de limpar demais é que esses compostos químicos podem dissolver nossa barreira lipídica natural. Quanto mais você lava o rosto, mais seca sua pele fica, o que significa que há mais razão para sua pele produzir sebo em excesso. Use um gel de limpeza suave, de preferência com um pH de 4,5 a 6. E sabe a água micelar? Nunca deixe na pele! Sempre enxague depois para que elas não afetem a sua pele. 


Regra 3: O óleo não é seu inimigo!

Não é só porque você tem pele oleosa que todo óleo é seu inimigo. Os tipos de pele oleosa a mista normalmente não tem quantidade necessária de ácido linoléico, que é um ácido graxo essencial. O sebo deficiente em ácido linoléico é mais pegajoso e tem maior probabilidade de obstruir os poros, portanto, se você escolher o óleo certo com alto teor de ácido linoléico, ele pode realmente ajudar a reequilibrar a pele. Então sem medo de óleos!


Regra 4: Procure Ingredientes que regulam a produção de sebo

A niacinamida é um ótimo ingrediente para regular a produção de sebo. O interessante é que não regula a oleosidade bloqueando a produção de óleo, mas sim aumentando a produção de ceramida para que sua pele fique naturalmente mais hidratada e hidratada. Portanto, seu sebo não precisa compensar a sua pele seca. O zinco é especial porque é conhecido por ser um inibidor de sebo. O zinco vem em muitas formas, incluindo zinco PCA, sulfato de zinco e óxido de zinco.


Regra 5: Sua dieta é importante!

As vitaminas A e D são vitaminas solúveis em gordura que afetam nossas glândulas sebáceas. A vitamina A é uma das vitaminas mais importantes para uma pele saudável e a vitamina D ajuda a reduzir a produção de óleo. O zinco também pode reduzir a quantidade de sebo na superfície da pele. Você também deve evitar os alimentos que estimulam as glândulas sebáceas a bombear mais óleo, como açúcar, alimentos com alto índice glicêmico e laticínios. Esses alimentos são os que podem afetar a acne e desencadear respostas inflamatórias no organismo. É melhor ficar longe por completo ou mantê-los em um nível mínimo em sua dieta!

Continue lendo

COMO ESCOLHER O HIDRATANTE IDEAL

COMO ESCOLHER O HIDRATANTE IDEAL

SEU GUIA SIMPLES PARA SKINCARE

SEU GUIA SIMPLES PARA SKINCARE

Comentários

Seja o primeiro a comentar
Todos os comentários são moderados antes de serem publicados.